top of page

5 Dicas para você perder o medo de errar no trabalho

Foto do escritor: Equipe ÁvidoEquipe Ávido

Precisamos urgentemente criar uma cultura que permita a coragem de errar


Você consegue imaginar quantas vezes o inventor do telefone errou? A resposta é centenas, talvez milhares de tentativas, e a partir dos estudos de Alexander Graham Bell temos uma das principais ferramentas de comunicação na palma da nossa mão.





Mas, Alex, como isso está relacionado com o medo? É simples, o medo limita a nossa criatividade e impede que o desenvolvimento de uma ideia seja concretizado. Vivemos em uma cultura profissional que é extremamente exigente, mas que não irá ou pelo menos não deveria, te condenar por um pequeno deslize. No entanto, ainda sentimos medo de errar e o resultado desse sentimento provoca insegurança e acaba criando um ciclo de medo.


Pensando nisso e olhando para os erros mais comuns ou mais frequentes, listei 5 dicas para você aprender com os seus erros, e não os tornar algo maior que você.


Errar não é um motivo para demissão


É um dos medos mais comuns das pessoas, principalmente para quem está começando um novo trabalho. Eu posso dizer a você uma coisa: empresas que estão em busca de inovação, já colocam no seu plano de ação o espaço para erros que naturalmente podem ocorrer, então o nível de preocupação em relação aos deslizes não é isso tudo que atormenta as pessoas.


Claro, se o seu erro comprometer o sucesso da empresa, você pode receber uma advertência, acompanhado de um feedback para que o erro não aconteça outras vezes, e, isso não é algo que vai determinar a sua demissão.


Não coloque freio na sua imaginação


Vamos pegar a história da Lamborghini que começa com o sabor da vingança. Ferruccio Lamborghini, dono de uma empresa de tratores agrícolas, era um apaixonado por carros velozes e por isso detentor de um Ferrari 250 GT. Este não gostou da resposta “torta” de Enzo Ferrari quando se dirigiu até ele para reportar um persistente defeito ao nível da embreagem do seu carro: “Você não percebe nada de carros. Vá conduzir tratores!” Ferruccio respondeu com a promessa de criar uma marca melhor.


A promessa foi cumprida e o que isso nos mostra? Não devemos ter medo de criar algo novo.


A resiliência que habita em mim saúda a resiliência que habita em você


O mercado quer pessoas que saibam lidar com situações adversas, que tenham o controle ao receber uma crítica e voltar ao seu estado natural depois do erro cometido, o nome disso é resiliência. É possível aprender a ser uma pessoa resiliente e também tornar as pessoas que trabalham com você mais capacitadas a enfrentar esses momentos de dificuldade.


Ao receber um feedback do seu chefe, reconheça o seu erro e se comprometa a não cometer o mesmo erro, deixe claro que você vai dar conta do recado – assuma o erro, aprenda logo, corrija rápido e vá ser feliz.


Assuma a culpa pelos seus erros e aprenda com eles


É muito comum se defender ao receber uma “chamada” ou tentar achar outro culpado, mas isso não vai ajudar você nesse momento. Essa dica é clara, reconheça a sua culpa e entenda a sua importância.


Primeiro, colocar a culpa nos outros não vai diminuir a sua responsabilidade. “Mas eles contribuíram para o erro” você consegue mudar o que você faz, o que os outros fazem serão tratados com os outros no futuro, e o foco aqui é você lembra? Vamos nos concentrar na SUA parcela da culpa e não fugir dela – encare as consequências dos seus atos e mostre maturidade para lidar com os problemas que surgem.


Segundo, pense e relembre das vezes que você errou e quais foram as coisas que aprendeu com essas experiências? Com toda a certeza foram muitas, então o ditado popular se faz verdadeiro “é errando que se aprende”. Isso será útil tanto para o seu trabalho como para a sua própria vida. Seu novo mantra é assim: Reconheça, avalie, ajuste e canalize energia no que vai ser feito depois do erro.


Tire o foco da perfeição e encontre a felicidade


Vamos mudar o foco. Se envolva com pessoas que inspiram você, encontre conteúdos que possibilitam paz, atualize os seus contatos e deixe a criatividade fluir. Fuja de pessoas pessimistas e cheias de nãos. Estude sempre, se envolva nos projetos da sua empresa e seja um dos idealizadores deles, corra riscos, permita-se errar e tenha compaixão com as suas “falhas”, mostre que a sua vulnerabilidade não diminui você, muito pelo contrario, ela o fortalece e libera todas as habilidades, que já estão instaladas em você e que só precisam ser destravadas.


Gostou do texto? Envia para alguém que precisa perder o medo, eu tenho certeza que vai ser libertador ler essas dicas.


Abraços e até logo.






Fontes:









36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© por Equipe Ávido

bottom of page