Uma rotina de trabalho desgastante, dias de frustração e muita cobrança, podem tornar o seu dia um verdadeiro maremoto de energias ruins e afetar diretamente a sua produtividade e organização.
![](https://static.wixstatic.com/media/6eace3787c6c4ebaa1df78ec30f11e09.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/6eace3787c6c4ebaa1df78ec30f11e09.jpg)
Créditos: Banco de imagens Wixsite
Imagine-se na sua mesa, você abre diversas abas na internet sobre temas completamente aleatórios, sua mesa está uma verdadeira bagunça, cheia de papéis e quando você percebe suas tarefas estão apenas acumulando, o seu dia parece que não foi produtivo, gerando aquele estresse desnecessário.
O mais engraçado desta perspectiva de trabalho é que ela não está ligada somente aos escritórios, o home office se aproxima muito e às vezes é desafiador se manter organizado e concentrado nas suas tarefas estando em casa.
Daí surge o desafio: “Como manter-se organizado no trabalho?”
Você pode se livrar de uma vez da desorganização e tornar o seu dia produtivo e fluído. Eu vou te ajudar com 5 dicas simples. Vamos olhar de perto todas elas?
1° Faça a sua rotina sob medida
Inclua no seu dia a dia o hábito de riscar as tarefas já executadas e as que precisam ser feitas, você pode fazer isso em um arquivo no excel ou em uma agenda. Esse método pode ser usado para programar suas tarefas ou para produzi-las, assim você terá uma métrica do quão produtivo foi o dia trabalhado.
2° Priorize as tarefas
Se você tem dificuldades de dar prioridade para as tarefas fundamentais do seu dia a dia, tente organizá-las por níveis de urgência e gravidade. Eu costumo pensar nas demandas como um semáforo:
Luzes vermelhas: indicam que eu posso olhar com calma para as atividades e fazer com menos pressa;
Luzes amarelas: Indicam que eu preciso dar atenção, no entanto é um trabalho que tem que ser aprovado com mais pressa que o anterior;
Luzes verdes: Indicam que isso deve ser entregue com urgência máxima, então essa demanda passa na frente de todas as outras.
Deste modo, você terá um norte e conseguirá se organizar.
3° Conquiste o tempo
Uma das desculpas que se ouve é: “eu não tenho tempo para isso”. Essa frase não ajuda no seu processo de mudança. Pense com calma, como posso otimizar o meu tempo para que eu consiga realizar tudo que me foi solicitado e atender as minhas expectativas e do meu chefe.
Executar esta tarefa será mais fácil após colocar a dica anterior em prática.
Avalie quantos minutos são suficientes para fazer cada tarefa. Algumas coisas não são tão importantes e podem ficar prontas de maneira satisfatória durante um período curto. Assim, você tem um prazo maior para se dedicar ao que realmente precisa ficar bem feito.
Quanto mais você treinar, mais rápido irá conseguir identificar o tempo necessário para cada tarefa e será mais fácil programar o seu dia seguinte.
4° Evite distrações
As redes sociais fazem parte da nossa rotina, porém saber dosar em qual momento usar é fundamental para que as atividades no trabalho ocorram de maneira positiva. Caso você trabalhe com Facebook, Instagram e Twitter, programar em quais momentos você precisa verificar e atualizar essas ferramentas de interação é fundamental para o progresso da sua produtividade.
Lembre-se essas mídias possuem plugins que te avisam quando há interação, então fazer uso consciente dessa facilidade melhora muito seu desempenho e foco.
5° Faça pausas estratégicas
Como assim Alex? Vou te explicar a minha ideia!
Nós não somos máquinas. Em qualquer processo de criação você precisa fazer pequenas pausas para ter uma nova ideia, então dentro do seu novo processo de organização essas pequenas pausas são fundamentais para o seu melhor aproveitamento no trabalho.
Essas foram as minhas principais dicas para você ser organizado no trabalho, boa tarefa e muito sucesso!
コメント