Precisamos criar como nunca
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A impressão de que quanto mais melhor fez sentido no marketing por muito tempo.
Quando o objetivo de venda não pensava a longo prazo e a comunicação em massa dominava qualquer estratégia, precisávamos atingir mais pessoas a todo custo, promovendo páginas, sobrevivendo com a mídia paga, bombardeando o público-alvo com links e CTAs. Mas isso se tornou uma atitude impulsiva e mecânica. Foi preciso mudar…
Neste texto, quero falar sobre as vantagens de priorizar uma comunicação segmentada e de conhecer ao máximo sobre seu público. Vamos perceber que adaptar o conteúdo às necessidades de um grupo específico é mais estratégico do que agir por impulso e postar por postar.
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A comunicação não acaba depois que você manda a mensagem
“[n]a antiga propaganda, [...] as preocupações se encerravam com a assimilação da mensagem pelo consumidor. Na propaganda moderna, [...] O consumidor é reconhecido como o principal potencializador e propagador da mensagem para outros grupos de pessoas.” (FIGUEIRA, 2006 apud LINO, 2012).
Afinal, quem irá garantir a continuidade do seu conteúdo?
Não pense no óbvio. Pense quem pode fazer isso por você.
A propaganda continua depois de atingir o alvo, facilitada pelo marketing boca a boca (word-of-mouth - WOM), pelo compartilhamento de publicações, recomendação de perfis, coisas que os algoritmos das redes sociais realizam, direcionando as pessoas para ideias e interesses semelhantes. E não só o conteúdo é “filtrado” com base nas preferências do público, mas também as sugestões de perfis para seguir.
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Aos poucos, vamos perceber uma rede se formando, um conjunto que pode ser classificado com os indicadores demográficos.
O quanto você conhece sobre quem consome seu conteúdo diz muito sobre sua marca. Pense que ela é uma forma de contar sobre você e encontrar pessoas que se identificam com esse perfil, que se sentirão representadas de alguma forma. Não todas e não em tudo, mas é legal criar com essa intenção.
Na verdade, é legal ter uma intenção ao criar, uma expectativa inovadora do que querem consumir e do que você pode levar ao mundo, ao dia a dia de milhões de internautas.
O sincronismo e as comunidades digitais
O sincronismo acontece quando você compartilha pensamentos, emoções e experiências que fazem sentido e tem uma mensagem significativa para passar, como uma missão nas redes sociais.
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À medida que as coincidências se tornam semelhanças entre as pessoas, que elas se descobrem e se relacionam, algo grande acontece: sua marca constrói grupos com características em comum, interação regular, apoio mútuo e vínculos virtuais que podem transcender para a realidade social.
Vão querer participar do que você está criando e compartilhar tudo! E, assim, os grupos com interesses em comum vão se formando.
Comunicação segmentada
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Seu perfil e seu conteúdo não precisam ser sugestões para todo mundo. Podemos evitar o desperdício de contatos estudando a demografia e nos baseando nos hábitos de consumo, no histórico de compras e em outros comportamentos online.
Mensagens relevantes e eficazes irão aumentar a taxa de conversão, as chances de respostas positivas e de engajamento. Farão com que você use melhor seus recursos!
Sabe qual é a diferença entre interagir e só emitir uma mensagem?
Quem interage tem uma troca real, aprende com as reais necessidades e potencializa a fidelidade. Do contrário, quem apenas emite conserva uma perspectiva única, não entende e não estabelece a relação com a marca.
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O público precisa participar. Ele cresce junto com você e cada sucesso interno da empresa pode ser comemorado considerando-se que ele compartilha da mesma sensação: objetivo alcançado, necessidade atendida, enfim, satisfação para as duas partes. Seu potencial para criar conexões fortes precisa ter duas direções!
Marcas que se comunicam em mão dupla
A comunicação bidirecional envolve a troca ativa de informações, feedback e interação contínua entre as partes envolvidas, e não uma resposta imediata.
Essa é uma estratégia controlada que recomenda sua marca para quem você quer atrair nos momentos mais oportunos; é um meio onde elas se identificam e se voltam para seu perfil.
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Seja uma marca de pessoas
Não uma marca de sapatos, ou estética, ou atendimento clínico, ou serviços de marketing. Você trabalha com pessoas! Leva satisfação e realiza os desejos de pessoas que precisam de você, mas talvez ainda não tenham descoberto.
Seja uma marca de milhões!
O marketing digital é uma estratégia de venda e de consolidação. Quando é feito de forma orgânica e também é impulsionado pela mídia paga, alcançamos resultados surpreendentes em pouco tempo de divulgação e nos aproximamos do que é mais importante e real: sua própria comunidade!
Essa é a Ávido: uma comunidade online de interações entre marcas e um público realizado S2.
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