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Crie sua comunidade

Foto do escritor: Equipe ÁvidoEquipe Ávido

Precisamos criar como nunca

A impressão de que quanto mais melhor fez sentido no marketing por muito tempo.


Quando o objetivo de venda não pensava a longo prazo e a comunicação em massa dominava qualquer estratégia, precisávamos atingir mais pessoas a todo custo, promovendo páginas, sobrevivendo com a mídia paga, bombardeando o público-alvo com links e CTAs. Mas isso se tornou uma atitude impulsiva e mecânica. Foi preciso mudar



Neste texto, quero falar sobre as vantagens de priorizar uma comunicação segmentada e de conhecer ao máximo sobre seu público. Vamos perceber que adaptar o conteúdo às necessidades de um grupo específico é mais estratégico do que agir por impulso e postar por postar.



A comunicação não acaba depois que você manda a mensagem


“[n]a antiga propaganda, [...] as preocupações se encerravam com a assimilação da mensagem pelo consumidor. Na propaganda moderna, [...] O consumidor é reconhecido como o principal potencializador e propagador da mensagem para outros grupos de pessoas.” (FIGUEIRA, 2006 apud LINO, 2012).


Afinal, quem irá garantir a continuidade do seu conteúdo?

Não pense no óbvio. Pense quem pode fazer isso por você.


A propaganda continua depois de atingir o alvo, facilitada pelo marketing boca a boca (word-of-mouth - WOM), pelo compartilhamento de publicações, recomendação de perfis, coisas que os algoritmos das redes sociais realizam, direcionando as pessoas para ideias e interesses semelhantes. E não só o conteúdo é “filtrado” com base nas preferências do público, mas também as sugestões de perfis para seguir.


Aos poucos, vamos perceber uma rede se formando, um conjunto que pode ser classificado com os indicadores demográficos.

O quanto você conhece sobre quem consome seu conteúdo diz muito sobre sua marca. Pense que ela é uma forma de contar sobre você e encontrar pessoas que se identificam com esse perfil, que se sentirão representadas de alguma forma. Não todas e não em tudo, mas é legal criar com essa intenção.


Na verdade, é legal ter uma intenção ao criar, uma expectativa inovadora do que querem consumir e do que você pode levar ao mundo, ao dia a dia de milhões de internautas.


O sincronismo e as comunidades digitais

O sincronismo acontece quando você compartilha pensamentos, emoções e experiências que fazem sentido e tem uma mensagem significativa para passar, como uma missão nas redes sociais.

À medida que as coincidências se tornam semelhanças entre as pessoas, que elas se descobrem e se relacionam, algo grande acontece: sua marca constrói grupos com características em comum, interação regular, apoio mútuo e vínculos virtuais que podem transcender para a realidade social.

Vão querer participar do que você está criando e compartilhar tudo! E, assim, os grupos com interesses em comum vão se formando.


Comunicação segmentada


Seu perfil e seu conteúdo não precisam ser sugestões para todo mundo. Podemos evitar o desperdício de contatos estudando a demografia e nos baseando nos hábitos de consumo, no histórico de compras e em outros comportamentos online.

Mensagens relevantes e eficazes irão aumentar a taxa de conversão, as chances de respostas positivas e de engajamento. Farão com que você use melhor seus recursos


Sabe qual é a diferença entre interagir e só emitir uma mensagem?

Quem interage tem uma troca real, aprende com as reais necessidades e potencializa a fidelidade. Do contrário, quem apenas emite conserva uma perspectiva única, não entende e não estabelece a relação com a marca.


O público precisa participar. Ele cresce junto com você e cada sucesso interno da empresa pode ser comemorado considerando-se que ele compartilha da mesma sensação: objetivo alcançado, necessidade atendida, enfim, satisfação para as duas partes. Seu potencial para criar conexões fortes precisa ter duas direções!


Marcas que se comunicam em mão dupla

A comunicação bidirecional envolve a troca ativa de informações, feedback e interação contínua entre as partes envolvidas, e não uma resposta imediata.

Essa é uma estratégia controlada que recomenda sua marca para quem você quer atrair nos momentos mais oportunos; é um meio onde elas se identificam e se voltam para seu perfil.



Seja uma marca de pessoas

Não uma marca de sapatos, ou estética, ou atendimento clínico, ou serviços de marketing. Você trabalha com pessoas! Leva satisfação e realiza os desejos de pessoas que precisam de você, mas talvez ainda não tenham descoberto.


Seja uma marca de milhões!

O marketing digital é uma estratégia de venda e de consolidação. Quando é feito de forma orgânica e também é impulsionado pela mídia paga, alcançamos resultados surpreendentes em pouco tempo de divulgação e nos aproximamos do que é mais importante e real: sua própria comunidade!


Essa é a Ávido: uma comunidade online de interações entre marcas e um público realizado S2.


Conheça mais sobre a gente nas redes sociais, clicando nos ícones aqui embaixo.


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