Projetos fazem parte da sua marca, dos seus sonhos! E saber que é possível estabelecer prazos e acompanhar de perto seu desenvolvimento provavelmente é uma das realidades mais incríveis que você pode encarar.
Vamos encarar a realidade?
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As etapas envolvidas na propagação e no estabelecimento de uma marca líder não precisam ser arriscadas. Quero dar um exemplo para você entender melhor o contexto do marketing e como cada estratégia é decisiva:
Imagine uma empresa que reconhece a importância de expandir sua presença digital para alcançar um novo público e continuar relevante no mercado, mas essa transição envolve riscos significativos.
A empresa decide reformular completamente sua estratégia de marketing, desviando uma parte considerável do orçamento para publicidade online, redes sociais e influências digitais. Isso implica uma mudança radical na forma como ela se comunica com clientes, o tipo de conteúdo que produz e até mesmo o modelo de negócio para se alinhar mais ao ambiente digital.
Essa transição é arriscada, porque pode alienar sua base de clientes tradicionais, que estão acostumados com a abordagem anterior da empresa. Além disso, investir em marketing digital sem conhecer bem esse novo território pode resultar em desperdício de recursos e não gerar os resultados desejados.
Nesse sentido, como os KPIs poderiam ajudar?
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Os KPIs são indicadores específicos e recursos digitais para mensurar com precisão os resultados que você pretende obter com suas ações e o alcance de sua empresa. Eles mostram como tudo está funcionando.
Mas “tudo” o que?
Suas publicações, stories, artes, textos, anúncios, transmissões ao vivo, sorteios e vários outros tipos de conteúdo circulam nas mídias descontroladamente e, para usar isso ao seu favor, você precisa pelo menos “controlar” e direcionar com precisão tudo que é produzido. É aí que entra o cuidado com seu marketing digital por uma agência que conheça bem cada etapa de seu engajamento e saiba quais são os caminhos mais confiáveis.
Os indicadores de performance aproximam quem cria e quem consome, quem vende e quem compra, quem publica e quem compartilha. Os vínculos vão se criando e você precisa de respostas, precisa traduzir e entender essa linguagem interativa para continuar criando.
A Chave é monitorar e medir seu progresso. Vamos?
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Quais são os KPIs?
Para começar, é importante você saber que eles podem ser tanto qualitativos quanto quantitativos. Os primeiros têm a ver com as características do seu público, como idade, gênero, localização, interesses, hábitos, estilo de vida, cultura, profissão, crenças, habilidades etc.
É bastaaante informação, certo? Imagine organizar tudo isso?
Já os indicadores quantitativos têm mais a ver com as medidas que representam essas qualidades, por exemplo:
A quantidade de cliques, compartilhamentos, acessos ao link e compras foi maior por parte de quem?
Em qual região da cidade encontra-se seu maior público?
-Qual é a frequência das visitas à sua página?
- Quantas vezes uma palavra foi buscada e quantas vezes seu site apareceu como uma das primeiras sugestões nos resultados?
Quero perguntar de novo: o que você faria para lidar com todos esses dados?
Relaxe, porque você não precisa lidar!
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Os indicadores quantitativos também cuidam do registro numérico das buscas, interações, o que faz parte de todo o fluxo que será medido.
Números e mais números…
Essa conta não é sua!
E a solução está aqui.
Taxa de conversão
Esse dado representa a eficiência da comunicação da marca para com seu público. Se ela é efetiva, ou seja, se está provocando reações positivas e chegando a um número cada vez maior de internautas, você teve um bom desempenho mensal ou anual - isso dependerá da frequência com que você prefere consultá-la.
Se dissermos que as pessoas foram convertidas, isso significa que elas passaram de um estado passivo-observador para um ativo-comprador ou, pelo menos, que se registraram em sua página com o e-mail.
É aí que tudo tem retorno!
Qual é o retorno do seu investimento?
Podemos dizer que a taxa de conversão é um exame do seu funil de vendas - ele direciona com mais precisão as ações de marketing (Middle of the Funnel) conduzindo o público por um percurso online específico até a obtenção concreta de seu interesse (Bottom of the Funnel). Falo mais sobre essas estratégias de marketing digital nesse link. É um ótimo conteúdo para seu crescimento online.
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Taxa de rejeição (Bounce Rate)
Não pense que só o comportamento ativo é importante. Mensurar e analisar quem não acessou seu conteúdo faz parte das forças e das fraquezas de seu marketing.
Afinal, se deu errado, vamos entender por que algumas janelas se fecharam para você!
A rejeição acontece quando o público visita sua página sem reagir, interagir ou deixar suas informações para ser notificado quando sua marca lançar novidades.
E será que isso afeta sua posição nos resultados de busca?
Bom, dependendo do setor do mercado em sua empresa está, dos seus objetivos e como sua página é criada a partir deles, isso pode sim significar um mau planejamento de conteúdo, falta de interatividade, links com problema etc. Consequentemente, você irá cair no ranking de resultados. MAS, para sua sorte e sucesso, existem ferramentas de marketing digital e de Tráfego pago que irão impulsionar seu desempenho online com a Ávido.
Leads por canal
Lembra que os leads são o que chamamos de clientes em potencial?
São pessoas que já estão em uma etapa mais avançada do seu funil de vendas e demonstram interesse nos seus serviços ou produtos divulgados por algum canal de comunicação.
Visitantes, por exemplo, não entram para a taxa de conversão e não se enquadram nos leads, pois ainda não reconheceram que você e seu negócio são a solução para determinado problema.
Já as pessoas inscritas acompanham seu perfil nas redes e realmente demonstram interesse. Elas podem, em algum momento, fornecer os dados pessoais para você e permitirem seu contato. Assim, tornam-se verdadeiras clientes em potencial.
Custo de aquisição de cliente (CAC) ou Custo por lead (CPL)
Esse é um cálculo feito considerando-se todo seu investimento realizado em um determinado período dividido pelo número de clientes que já consomem seus produtos ou serviços.
Então, vamos supor que seus gastos incluam publicidade online, programas de marketing digital, mídias pagas, além do mais comum, como salários, comissões e eventos; tudo isso será somado e distribuído para cada lead que você adquiriu. Você terá uma ideia de quanto cada um custou para sua empresa, um custo que provavelmente valerá muito a pena.
Quanto maior o custo, melhor?
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Claro que isso depende do tamanho do seu público, mas o ideal é que suas despesas permaneçam equilibradas.
Não é porque você fez um investimento enorme que terá resultado na mesma proporção. Isso depende de onde você está investindo e se o valor das suas vendas irão compensar.
Clientes são sua alavanca de crescimento, mas dispor excessivamente de recursos para obtê-los, muitas vezes não respeitando um processo mais orgânico, pode trazer um prejuízo para sua empresa.
Agora, vamos comparar esse indicador com outros para você entender como eles não atuam sozinhos.
Valor médio do pedido (Ticket)
O quanto clientes precisam investir na sua mercadoria para atender necessidades e obter o retorno positivo que esperam?
“Não é mais fácil perguntar qual é o preço do meu produto?”
Fácil é. Prático também, mas a filosofia de compra precisa ser essa: a compra é um investimento. As pessoas não gastam seu dinheiro com coisas que não lhes têm utilidade, são pouco funcionais e, muitas vezes, não são atrativas já na embalagem ou na descrição do serviço prestado.
Então o ticket equivale a essa disposição de clientes em pagar por algo e o valor que essa iniciativa gera. Ele é “médio”, porque você pode considerar mais de uma compra, valores diferentes.
E o que isso tem a ver com o CAC?
Hummm, muito!
O valor gasto em sua mercadoria por clientes precisa ser maior do que o investido. Entende?
Se o investimento na aquisição de clientes ultrapassou o valor gasto durante o que chamamos de “vida útil”, como você verá daqui a pouco, então você tem um prejuízo.
No início isso acontece normalmente, mas depois que sua marca já estiver consolidada no mercado e nas mídias, observe bem se o lucro está de acordo ou superando suas expectativas.
Life Time Value (LTV)
Quanto clientes gastam enquanto são clientes da sua empresa?
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Essa é uma estimativa interessante para você perceber a relação entre o tempo e a conversão. Uma pessoa pode visitar sua página, acessar seus links, informar os dados dela e se cadastrar para receber as novidades, mas a frequência de compra pode ser baixa!
E ela também pode deixar de ser sua cliente em algum momento.
É uma pessoa explorada hahaha. Passa aqui e ali de vez em quando para verificar os preços e só passar vontade, sem de fato finalizar a compra.
Ela está ativa, mas contribui pouco.
Será que você está direcionando seus produtos para o público certo?
Gostam do que você vende, mas encontram outras alternativas para atender necessidades?
O que sua marca está oferecendo exatamente e como isso determina a fidelidade e a atividade do público-alvo, assim como quanto tempo ele permanece consumindo (vida útil)?
Tudo isso é levado em conta para sabermos se seu CAC está funcionando e se o número de leads gerados atinge as estimativas do balanceamento de despesas e rendimentos.
Retorno sobre Investimento - Return on Investment (ROI)
Existe um indicador específico para você saber o quanto suas divulgações estão dando certo e seu tráfego nas redes sociais está fluindo.
O ROI é dado em forma de porcentagem, considerando:
o lucro do investimento;
subtraindo o custo do investimento;
dividindo pelo custo do investimento
e multiplicando por 100.
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E acho que você já não aguenta mais conta kkkk
Mas tenha calma. Os softwares de marketing fazem isso por você, entre eles o Google e o Adobe Analytics que, embora não calculem diretamente o ROI, fornecem informações valiosas sobre o desempenho de campanhas online, tráfego no site e conversões, permitindo que a gente calcule manualmente o ROI com base nesses dados.
Palavras-chave
Não poderia ser diferente!
Como você falaria sobre seu problema para obter os serviços e produtos que sua empresa oferece?
Pensar em como as pessoas pesquisam determinado assunto, ou como descrevem as soluções que querem encontrar, ou como apresentam seus problemas na barra de pesquisa pode ser simples se você trocar de lugar com elas: em vez de ser quem irá apresentar a solução, seja quem precisa de uma.
Empatia! Isso funciona em qualquer contexto e no marketing não é diferente.
Seja consumidor(a) de sua própria marca e se comunique por meio dela!
Beleza, contei para você o que são os indicadores de performance, como funcionam e podem facilitar sua rotina de métricas, o que levam em consideração sobre seu público e dei exemplos.
Agora que tal listar de um jeito bem prático os benefícios e deixar claro por que será maravilhoso quando você estiver com a Ávido?
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Otimizar custos e ações
Maximizar o desempenho
Melhorar o orçamento
Acreditar no que pode ser feito
Identificar áreas problemáticas
Manter a competitividade no mercado
Bom, é assim que as coisas podem funcionar para você e sua marca. E elas vão funcionar!
Já comentei algumas vezes aqui no blogue que se preocupar com como as pessoas recebem o que você publica e quais ferramentas podem tornar esse compartilhamento mais interativo e acessível é o que faz toda a diferença na preferência e boa avaliação. Hoje estou dizendo que para entender melhor o funcionamento dessa preferência e manter a boa avaliação, é necessário acompanhar e mensurar seus resultados com ferramentas online que registram e monitoram numericamente as interações com sua marca.
Faça parte desse time e seja Ávido!
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