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Marketing Digital - um universo de possibilidades diante de você

Foto do escritor: Equipe ÁvidoEquipe Ávido

Atualizado: 5 de jun. de 2023



Se você tem acompanhado nossas publicações, sabe que assuntos relacionados ao marketing são muito relevantes para o funcionamento das empresas como um todo.

Ao compartilharmos informações que auxiliam no desenvolvimento e relacionamento das entidades corporativas, seja interno, como parte institucional, ou externo, como parte do contato estabelecido com o público, colaboramos com a efetividade dos processos que circulam nesta área de serviços.


E, claro, você faz parte de tudo isso: a personalização de conteúdos com base no seu perfil é um dos requisitos para a aproximação entre emissores e espectadores, entre contratantes e contratadas(os). Adaptar nossa comunicação e torná-la acessível é uma grande estratégia de socialização. Toda empresa deve ser também uma entidade social e inserir esta característica em sua estratégia de marketing.


Existem várias “engrenagens” durante a análise do público-alvo, como sua cultura, pensamentos vigentes, ou seja, crenças e valores de determinada região. Cada uma delas pode variar igualmente de acordo com quem está vendendo seus produtos ou serviços, por isso, quando oferecemos os nossos, é importante analisarmos a pessoa, empresa, associação, ONG, dentre outras entidades, físicas ou jurídicas, que fazem parte do mundo mercantil / publicitário.


O mundo digital




Mas o que é digital?

Palavra tão popular e utilizada atualmente…

Não se assuste se dissermos que é literalmente uma nova era no mundo, onde as ações e a forma como as pessoas se relacionam umas com as outras são modeladas pela tecnologia e conexão à distância; é um modelo de comunicação, uma ferramenta informacional e de aproximação que permite prever conhecimentos.


“Prever? Como assim?”

Sabe quando você fica sabendo de alguma BOMBA nas mídias antes de alguém que não estava acompanhando?

É sobre isso, sobre se antecipar no que está rolando mundo afora, mas nunca ser a(o) primeira(o), porque já haviam compartilhado e, agora, você também fará isso.


Bom, se o meio de organização social muda, as empresas se adaptam, por isso o objetivo dessa temática é abordar a transformação digital e quais mudanças de mentalidade ela implica nas ferramentas, nos canais, dispositivos e serviços que estão sendo utilizados em determinado ramo de negócios.


Acontece que, atualmente, não estar nas mídias (digitais e sociais) é praticamente não existir!

Você já deve ter passado por situações em que não atingiu popularidade pela falta de divulgação.

Na era do avanço tecnológico atual, as mídias sociais são um reflexo da sociedade como um todo; as ideias, ações e os desejos das pessoas são colocados lá, literalmente como um registro do dia a dia delas… Por isso, é interessante que você se inclua nesse meio e siga o fluxo de interações!


O valor de seu trabalho não depende da visibilidade pública conquistada nos meios de propagação, mas ele pode ser intensificado e transformado com alguma característica específica, pela qual sua empresa será reconhecida sempre que falarem dela. Funciona como um símbolo que será lembrado lá fora, no mundo dos negócios.


Vamos citar, aí embaixo, algumas estratégias e perguntas que te façam refletir, fundamentais para a gestão de seu tráfego, cuja função é encarar o desafio da mudança cultural e as variáveis de consumo.


  • Estabelecimento e metrificação de metas

O que você deseja como empresa e o que está ao seu alcance?


  • Seu próprio site

Onde reunir suas ideias e expressá-las para despertar interesses?


  • Acompanhamento das mídias corporativas

Como ter uma visão da concorrência e de como ela se comporta?


  • Estudo de seus concorrentes

Como planejar ações a partir do conhecimento que se tem das de outras empresas?


  • Uso de anúncio

Como deixar seu conteúdo popular?


  • Definição de redes sociais

Qual o melhor tipo de perfil para seus objetivos e em qual rede ele se encaixa?


  • Interação nas redes sociais

Como coletar as informações necessárias para entender a persona?


  • Não se esqueça dos e–mails

Afinal, uma rede social é realmente melhor do que outra ou isso depende de como você quer ser “registrado” nas opções da(o) cliente, assim como receber inscrições?


Bom, essas são possibilidades vantajosas, mas também queremos facilitar a visualização de outras estratégias utilizando um objeto peculiar…


Use um Funil! E enxergue através dele




Você iniciará um novo caminho para estruturar mais suas ações com o Funil de Marketing. Já ouviu falar?


Nas primeiras etapas de venda, o contato de pessoas com seu produto ou serviço inclui:

  • quem visita suas redes e desconhecia sua marca;

  • quem acaba fornecendo algumas informações de contato dentro do site;

  • quem fica interessada(o) e interage com sua página ao segui-la, preencher algum campo ou comprar algo e se tornar um(a) cliente.


O ideal é que seu público passe por cada um desses setores, ou seja:

  • pelo topo do funil, ou ToFu (Top of the Funnel)

Aqui, internautas em potencial buscarão soluções para um possível problema, assim como podem descobrir uma necessidade antes não tão evidente. Por isso, a impressão tem de ser impactante! Algo como “BAM, ACHEI O QUE EU PRECISAVA”.

É isso o que fará com que o público descubra sobre seu problema para investir em uma solução.

A partir daí, um laço foi criado e você, como empresa, terá a responsabilidade de mantê-lo.


  • pelo meio do funil, ou MoFu (Middle of the Funnel)

Se o problema foi reconhecido, agora esse participante do mundo digital deve ser convencido de que, quanto antes resolvê-lo, mais tempo irá economizar para dar continuidade a outras preocupações.

Interagir e criar vínculos com essas pessoas não é resolver todos os problemas delas, mas sim participar significativamente daquilo que está ao alcance de seus serviços.


  • pelo final do funil, ou BoFu (Bottom of the Funnel)

Já está claro que o investimento é a medida necessária para que esse público saia da indecisão e vá para a ação. Falta pouco para que sua marca seja a alternativa mais adequada dentre todas as outras que ele descartou antes da decisão de compra, devido aos diferenciais e benefícios exibidos junto com o produto ou serviço.


À medida que o funil fica estreito, você se aproxima mais de clientes em potencial. Se você ganhar credibilidade, irão confiar na sua posição de mercado.

Quer entender mais sobre essas visitações a sua página e como elas são chamadas dentro do marketing?

Então continue com a gente, você vai gostar de saber.


Tráfego Orgânico

Ele define o fluxo de acesso ao seu conteúdo!

De um jeito bem natural, se você criar conteúdos criativos e funcionais, terá visitas graças aos mecanismos de pesquisa dos navegadores.

Olha só, sabia que é possível impulsionar mais seus resultados com essa estratégia de longo prazo do que pagar por anúncios curtos?


É isso mesmo. Atrair pessoas e atingir uma constância na lista de e-mails pode manter seu negócio funcionando por muito tempo, além de ajudar no processo de atração com o Tráfego Pago.


Ainda que Anunciar seja diferente de Atrair, os recursos para organizar esse acesso às plataformas exigem investimento, mas não é indicado compará-lo com o pagamento de anúncios, pois ele se destaca em vários pontos, como:

  • a disponibilidade e a apresentação do conteúdo, já que as informações não têm um tempo limitado de duração

  • informações reais e fundamentadas por pesquisas, o que demonstra a veracidade e a preocupação da empresa com assuntos recorrentes no âmbito social, político e econômico, por exemplo, externo a ela

  • medidas sem “prazo de validade” - é a forma como alguns sites de marketing digital descrevem essa estratégia de repercussão midiática para dizer que ela é duradoura

  • relacionamento concreto entre cliente e marca, devido a maior interação entre ambos e um encontro de identidades.


Você já deve ter entendido que o mercado acompanha e segue as tendências estabelecidas por forças maiores de transformação global, como foi o caso das revoluções industriais e tecnológicas e da globalização.

Mas, e depois da era digital, quais outras mudanças aconteceram nos meios de comunicação?


E se a nova realidade não for tão real?


Falamos agora de um assunto muito próximo de nós, mas complexo e ainda longe de ser compreendido em sua totalidade. Falamos de Inteligência Artificial (IA) dentro do marketing, ou seja, os métodos e processos que surgem com a tecnologia para transformar não só a produção de bens ou serviços, como também a relação idealizada entre eles e o(a) consumidor(a), que passará a interagir não mais com respostas e sugestões automáticas e programadas, mas sim com um ser inteligente, capaz de buscar, em sua memória interna, conceitos e experiências que atendam muito bem suas necessidades.


Um exemplo que se tornou popular ultimamente é o Chat GPT. A tradução da sigla ficaria como “Transformador Pré-treinado Generativo”.

O interessante dessa ferramenta de busca é seu foco em diálogos virtuais, ou seja, a análise do banco de dados e a coleta de informações se baseiam em palavras-chave, em qual situação são utilizadas e no significado que expressam.


Enfim, esse robô virtual é capaz não só de utilizar os textos já disponíveis na rede, como também de gerar outros a partir deles, sejam poéticos, instrutivos, científicos etc., em quase cem idiomas diferentes.


Bom, até agora, trouxemos várias alternativas para você dinamizar seu relacionamento empresarial e ficar ligada(o) nas tecnologias que podem impulsionar seu engajamento nas plataformas e redes sociais, assim, será totalmente possível atingir suas metas e descobrir sua capacidade de ir além para alcançar objetivos e públicos mais diversos. Mas… sabe, é importante que você entenda outros conceitos além dos que mencionei nesse texto.


Marketing ou Publicidade?




As duas áreas envolvem comunicação, mas não qualquer uma… aquela que te permite conectar-se com o público-alvo sem dificuldades. A diferença entre elas é que uma está dentro da outra.


Vou explicar melhor:

  • o Marketing é responsável por fazer com que as pessoas reconheçam a necessidade de um produto ou serviço; é a relação abrangente e estratégica entre sua empresa e o(a) consumidor(a) e, por isso, muita mais do que a simples venda. Proporcionar benefícios e maximizar a opção, o consumo e a qualidade compõem sua essência;

  • Já a Publicidade tem foco literal na propaganda daquilo que o marketing tem como valor e, por isso, ela é a parte prática da filosofia, ou seja, o que entra em ação para criar anúncios e campanhas, incentivando a compra.

A importância de investir em marketing digital é evidente, mas você não precisa fazer isso sozinha(o). Meu papel também é te direcionar na escolha de como divulgar sua marca e fazer isso de forma personalizada.

Conservar suas características e uni-las a minha experiência com comunicação digital e tráfego pago pode te colocar em contato com todas as estratégias mencionadas acima.


Então, partiu atingir suas metas?


Vem comigo!



Fontes:











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