Maturidade digital é sobre você, é sobre nós.
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Ela é um nível que sua empresa pode atingir quando já for bem reconhecida e tiver as estratégias consolidadas. Isso envolve muitos processos que estão além da realidade diária, porque estamos falando de um domínio online, onde seus negócios terão uma modalidade diferente.
A adaptação às inovações é necessária, a gente sabe. Usar recursos que melhoram tanto sua experiência quanto de clientes pode deixar tudo mais fácil, integrar processos e te conectar com o mundo.
Sendo a pessoa por trás da marca, você precisa conhecer as tendências que dominam o mercado e, muitas vezes, adequar-se a um modelo que te dê um bom direcionamento sobre como se comportar nas redes, por exemplo, os tipos de conteúdo que você poderia divulgar, considerando seu setor de atuação, e o mais importante: o que é e como divulgar, o que mais funciona nos meios online. Tudo isso compõe a maturidade digital.
Forma X Conteúdo
Isso é bem interessante!
Vamos pensar:
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Existe toda a parte visual, geralmente a que irá atrair o público pela primeira impressão: imagens, cores, recortes, efeitos de movimento
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e a parte auditiva também, como músicas populares que combinem com o contexto da imagem ou do vídeo, batidas ou a voz de uma pessoa fazendo um convite, discutindo ideias, explicando algum conceito específico.
Mas toda essa parte sensitiva - ver, ouvir - não funciona sem as ideias e palavras certas.
Acontece que nem sempre o conteúdo (as ideias e as palavras) vem de maneira conveniente e construtiva, por exemplo: existem muitos conteúdos que desrespeitam culturas, etnias, a orientação sexual, a condição física das pessoas, que adotam posicionamentos políticos e religiosos muito radicais… Sério!
Ainda estamos falando de empresas, mas isso acontece. Então, venho trazer este conteúdo para você!
Se tem um negócio e quer crescer nas mídias sem se deparar com dificuldades, más interpretações e ter certeza de que elas não irão partir da sua empresa, acompanhe a leitura e conte com profissionais que sabem cuidar da sua publicidade e do seu tráfego nas redes; que respeitam sua privacidade e das pessoas que te acompanham.
O domínio tecnológico e a produção de conteúdo
O que acha de conhecer alguns recursos que melhoram seu desempenho nas mídias sociais e podem te aproximar de seu público?
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Tecnologias para impulsionar sua interação e melhorar seu conteúdo nas redes
Existem sistemas projetados para rastrear e gerenciar suas interações com clientes em potencial ou que já são fiéis à sua marca. O CRM (Customer Relationship Management) é traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente e pode melhorar a personalização, segmentação e a gestão da jornada.
A Análise de Dados (Data Analytics) é outra forma de entendermos o comportamento dos clientes em potencial, identificar tendências e melhorar as estratégias de marketing. A partir dela, conseguimos personalizar mensagens, ofertas e experiências para alimentar um sistema de recomendação.
Ferramentas de monitoramento e gerenciamento de mídias sociais podem te ajudar a envolver os clientes em potencial nas plataformas em que estão ativos. Com elas, também é possível acompanhar o progresso de suas vendas para traçar metas a partir daí.
Você com certeza pode contar com os Chatbots e as Inteligências Artificiais (IAs). Eles são eficientes para responder perguntas comuns já programadas caso você não consiga naquele momento.
Em conjunto com uma empresa de Social Media, Tráfego Pago, Marketing e Growth que cuide de suas redes sociais, esses sistemas podem ser programados para processar um número enorme de informações e te poupar de vários trabalhos, como contabilizar os resultados, segmentar seu público, fazer análises estatísticas e otimizar sua publicidade.
As ferramentas de análise de SEO ajudam agências a ficar por dentro de palavras-chave e fazer parte de um volume de pesquisa integrado com as tendências. Além disso, também podem dar alertas e enviar notificações sobre alguma instabilidade no sistema, fazer uma varredura no seu site para detectar arquivos e formatos corrompidos, páginas quebradas, erros de rastreamento e outros problemas técnicos, tipo quando você precisa fazer uma limpeza no celular, sabe?
E depois você ainda pode obter um relatório de todo o processo.
Por último, e provavelmente um dos recursos tecnológicos mais legais, temos a Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Virtual (VR). Elas podem ser usadas para proporcionar experiências imersivas de produtos e serviços, aproximando virtualmente clientes de cada um.
A combinação de várias dessas tecnologias pode melhorar a aquisição, retenção e satisfação do cliente.
Como melhorar a experiência de clientes?
Bom, acho que acabei de responder hahaha, mas se liga, porque tem mais.
As ferramentas digitais para cuidar de seu tráfego são várias e cada uma depende de seus objetos. Nesse link, você tem acesso às principais redes sociais para conhecer o potencial criativo e estratégico de cada uma.
Essas ferramentas são aliadas na satisfação de seu público, porque com elas você o acompanha de perto: consegue visualizar as interações, quais publicações fizeram mais sucesso; consegue segmentar esse público para ter acesso a detalhes mais específicos, como gênero, idade e local.
Ok, mas aí você diz: “Já tenho popularidade e comentários positivos”.
Ok, aí eu te digo: mas e se surgir um negativo?
E se foi uma dificuldade ou um problema enfrentado durante o acesso a algum link, na finalização de uma compra ou ao tentarem entrar em contato com você?
Talvez uma ferramenta de SEO seja uma ótima solução, mas lembre-se de ouvir, ler seu público e dar o que ele precisa: atendimento, informação, segurança e ideias!
Entretenimento também, mas um entretenimento inclusivo, crítico, atualizado.
Um bom marketing digital busca isso como estratégia: transformar até os assuntos mais técnicos em interativos, apresentar soluções para comentários negativos, aprender com cada um e cuidar para que não voltem a acontecer.
Cuidados nas redes
Os meios de comunicação se tornaram ferramentas essenciais para que uma marca seja concretizada. Atualmente, você se depara com números incríveis de alcance e repercussão, todos relacionados ao engajamento, a um funil de vendas bem definido. A Nutrição de Leads, por exemplo, é necessária para seu marketing de relacionamento e para melhorar a experiência do cliente, mas outros fatores também “pesam” no planejamento de sua marca (branding):
é necessário criar uma persona;
planejar seu conteúdo;
desenvolver campanhas;
investir em tráfego pago;
alimentar suas redes periodicamente… Pois ééé, lembra deles?
Seu perfil nas redes precisa ter uma comunicação eficaz para alcançar vários públicos, como se seu conteúdo tivesse várias linguagens, ou falasse uma que muitas pessoas entendem.
Esses são cuidados com que se preocupar, mas o apoio e o direcionamento para cada um podem ser obtidos com uma agência de marketing digital que faz tudo isso por você!
Saber produzir conteúdos digitais e fazer com que sejam consumidos por um público cada vez maior significa entender como os meios e os tipos de comunicação funcionam, mas também pensar em como isso será recebido por esse público, quais reações irá provocar.
Agora, podemos falar sobre maturidade digital a partir de outro ponto de vista, considerando como ela varia de pessoa para pessoa e como cada texto, cada imagem disponível nas mídias pode transformar visões de mundo.
Afinal, por que falamos de “complicações” para sua marca lá no começo do texto?
A divulgação online pode ser perigosa se não houver responsabilidade e a autoria revelada sobre o que foi produzido e divulgado. É aquela famosa história de verificar a fonte, e não é à toa que ela é famosa.
As fake news
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Você provavelmente as conhece, certo?
Em 2022, um levantamento feito pela Poynter Institute em sete países, incluindo o Brasil, constatou que quatro em cada dez pessoas dizem ter contato com notícias falsas todos os dias.
Elas ainda estão por aí e, falando sobre autoria, as notícias e os textos não surgem do nada, certo?
Esse é um claro exemplo de imaturidade digital, quando o objetivo é simplesmente gerar uma polêmica diferente da realidade ou até bem próxima. É isso que pode causar confusão na maioria das vezes.
Veja outro exemplo para entender melhor esse assunto.
A maturidade digital também tem a ver com segurança cibernética
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A Surfshark, uma empresa sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, constatou que o Brasil é o 6º país com o maior número de vazamento de dados do mundo. Perfis pessoais tiveram suas informações expostas na rede, cadastros de pessoas físicas ou jurídicas foram revelados, senhas de segurança privada ou pública já vazaram, já que tanto empresas privadas quanto órgãos públicos podem ser alvos de ataques cibernéticos. Enfim, o limite entre a segurança, a privacidade e o perigo do acesso ao que é confidencial é constantemente ultrapassado.
Em 2022, a maior plataforma de e-commerce da América Latina foi alvo de um vazamento. Na época, o Mercado Livre contava com cerca de 140 milhões de usuários e usuárias, além das senhas de usuário, dos saldos em conta, investimentos, informações financeiras ou de cartões de crédito e débito dessas pessoas.
No mesmo ano, o Banco Central informou que 159.603 pessoas físicas tiveram suas chaves PIX expostas e que adotaria as "ações necessárias para a apuração detalhada do caso e [aplicaria] as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente" (Banco Central).
Catfish
Essa expressão é do inglês e sua tradução literal é “gato-peixe”, mas seu sentido tem a ver com pessoas que criam perfis falsos e divulgam informações distantes dos fatos para enganar outras.
Os catfish fingem ser ou ter algo que é do interesse da vítima, aproveitando-se de sua inocência ou desconhecimento para extrair o que precisa dela, como dados pessoais, senhas e dinheiro, e invadir sua conta no banco ou nas redes sociais. Por isso, envolve também certa manipulação psicológica e pode vir de qualquer pessoa, até de uma próxima de você.
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No contexto empresarial, essa prática ocorre com frequência em e-mails enviados supostamente por outras empresas oferecendo um produto ou serviço muito atrativo e parcerias, por exemplo. Assédio e conteúdos ofensivos também podem chegar até funcionárias e funcionários e acabar prejudicando sua posição e reputação.
É fácil para golpistas manipular a opinião de quem desconhece algumas características comuns neste cenário. Veja:
receber uma mensagem de uma marca ou pessoa desconhecida pedindo o cadastro e o fornecimento de informações pessoais;
propostas empregatícias boas demais para ser verdade;
pedidos de doação feitos por entidades desconhecidas;
cobranças em nome de órgãos públicos e do governo federal;
dentre outras formas de alguém sair ganhando à custa de sua identidade, privacidade e paz!
Bom, como você viu, a Maturidade Digital no contexto de marketing não é exata e necessariamente o posicionamento e a adoção de práticas que visem proteger usuários(as) e clientes, como instaurar sistemas complexos de codificação, configurar a verificação em duas etapas ou exigir dois tipos de senha no ato do acesso. Também pode significar o melhor aproveitamento das inovações tecnológicas por parte das empresas, seja para facilitar o cadastro, viabilizar conteúdos, métodos de compra e o contato com os responsáveis pelo atendimento ao cliente etc. Mas, então, por que não incluiria medidas mais apuradas de segurança? Elas também têm relação com a experiência de clientes, certo?
Precisam ter confiança para fornecer suas informações pessoais!
É nesse ponto que Maturidade Digital e Segurança Digital se encontram e passam a ter TUDO a ver uma com a outra.
E é aí que sua reputação no mercado, sua popularidade nas redes sociais e comentários positivos sobre sua prestação de serviços entram em jogo.
A maturidade é digital, mas somos nós quem cuida dela!
Para além da forma e do conteúdo
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A dinâmica do universo digital é muito competitiva. No final das contas, é mais interessante você se concentrar no seu próprio engajamento midiático do que ficar se baseando no estilo de outros negócios. É claro que acompanhar a concorrência pode melhorar seus resultados, mas desde que seja uma boa referência. Caso você encontre uma marca que segue os procedimentos acima, será uma ótima ideia segui-la para ter inspiração, mas a autenticidade também é muito importante.
Muitas marcas acabam ultrapassando o limite da ética e da seguridade na tentativa de alcançar esses resultados rapidamente, ou seja, deixam de ter maturidade digital, comprometendo também clientes, contas e dados pessoais.
Por isso, não devemos nos prender à forma e ao conteúdo. Precisamos fazer sua marca ir além! Acompanhá-la e obter resultados orgânicos com estratégias de marketing de conteúdo e de relacionamento.
Como atingir a maturidade digital?
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