top of page

O contraste da visibilidade

Foto do escritor: Equipe ÁvidoEquipe Ávido

Atualizado: 4 de abr. de 2023

Seja reconhecido por sua autenticidade


Segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a maior realização para o público jovem - grupo com faixa etária de 18 a 24 anos - não é “ganhar bem”; essa requisição se posiciona atrás de, dentre outras, ser reconhecido por sua função e seu desempenho. Trazer este dado é uma maneira de demonstrar que, se sua “ficha demorou para cair” e, depois de anos trabalhando, só agora você está buscando por esse tipo de recompensa, os jovens já ingressam no mercado com esse objetivo.


Pessoas não são iguais, mas a padronização de afazeres dentro da empresa, tomados pela mecanização, dificulta o reconhecimento profissional. São frequentes os casos em que o contratado, diante de normas e modelos das instituições ou cargos que detêm autoridade e ditam a regulamentação que reprime “desvios” técnicos, deixa de lado a empolgação causada pela expectativa criativa.


Vamos chamar essa expectativa de tom; com ele você pretende “pintar” sua esfera social; seu fundo é seu ambiente de trabalho, onde convive e faz trocas profissionais com sua equipe, outros setores etc. À medida que seu nível de produtividade é alterado, você consegue ou não chamar a atenção, por isso, a manutenção de estratégias baseadas no que ainda não fizeram, soluções inusitadas carregadas pela sua autoconfiança podem fazer com que você se revele e destaque-se (contraste) para ganhar visibilidade.


Isso pode soar bem competitivo, mas não se trata de uma sobreposição de pessoas, e sim de sua autenticidade. A padronização desses fundos acaba e, ao mesmo tempo em que parece fácil o destaque, já que qualquer “desvio” na sua produtividade e interação com quem faz parte da equipe ou setor seria notado, também é difícil, pois a necessidade de que você se adeque a um conjunto de orientações prescritas restringe um trabalho subjetivo e artístico.


A definição de sua personalidade é um recurso para a autoafirmação e destaque em relação ao coletivo; a busca por inspirações, em “comunidades” formadas no espaço físico ou digital, em quais sejam os universos de informação que servirão de fonte ao seu aprendizado e integração a um novo “projétil” lançado no mercado é uma oportunidade de disparar!


Adeque-se, mas não se iniba ou faça seu trabalho parecer com o de outra pessoa; o olhar e reconhecimento por sua parte também é importante. Portanto, valorize as disparidades ao seu redor, veja como são potentes e podem ser implementadas nas solicitações, assim, depositará seu talento e irá contrastar!


Se for para ser reconhecido, seja por sua realização profissional e criativa!





16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© por Equipe Ávido

bottom of page