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Principais redes sociais e ferramentas de marketing digital

Foto do escritor: Equipe ÁvidoEquipe Ávido

Atualizado: 8 de ago. de 2023



Imagem ilustrando redes sociais


O que é comunicar?

Quando enviamos mensagens, transmitimos informações e interagimos com as pessoas, estamos nos comunicando.

A comunicação é mais do que uma combinação de palavras, ela é um recurso para a compreensão do mundo e das relações nele construídas.


Bom, e podemos dizer que a tecnologia é uma grande aliada disso?

Sim, depois de haver investimentos e toda uma equiparação das condições adequadas para grupos minorizados, sem acesso a essa tecnologia, ela realmente poderá fazer com que a sociedade como um todo avance. Então, desde que não deixe para trás quem sai perdendo com a substituição do trabalho humanizado por máquinas, ela é revolucionária.


Aaah, essa é uma questão bem delicada. Percebe?


Percebe como atualmente os mecanismos inteligentes de busca e resposta estão assustando algumas pessoas por motivos como esse e por sua capacidade incrível de fazer quase tudo de que precisamos?

Ou melhor, fornecer informações que só seria possível obter com pessoas e em lugares específicos, talvez distantes, e até criar conteúdos por você?


Esse assunto divide opiniões. Então, o que acha de entender mais sobre as tecnologias de comunicação que estão dominando as redes ultimamente e como muitas delas são interessantes para seu marketing digital?


Tecnologias da Informação e Comunicação


Um dos desafios para qualquer empresa é transpor as barreiras geográficas, culturais e temporais da transmissão de informações.


As chamadas TCIs chegam com esse objetivo, facilitando os processos envolvidos nas pesquisas, na seleção de pessoas, no fornecimento e cadastro de dados, na relação ensino-aprendizagem, no acesso, na adaptação e na re(criação) desses próprios sistemas ou de outros.


As ferramentas de marketing proporcionadas pela tecnologia tornaram as relações humanas mais conectadas e colaborativas, pois permitem um modelo de comunicação que aproxima as pessoas do conhecimento, independentemente de qual parte do mundo ele venha. Para entender mais sobre isso, visite nosso conteúdo sobre Marketing digital.

Para comportar tantas(os) usuárias(os), é importante não só ter um espaço de armazenamento em exabytes, o que equivale a um bilhão de gigabytes, como também lidar com diferentes visões de mundo e reflexos mentais que são registrados a todo momento nas redes.


E nada como um ser inteligente capaz de buscar, em sua memória interna, conceitos e experiências que atendam muito bem suas necessidades, sem que você precise esperar muito, certo?

Inteligência Artificial (IA)

Ilustração Cérebro Artificial


Benjamin Jones, professor de estratégia da Kellogg, diz:

Há um processo de agitação da economia, que destrói muitos empregos, cria novos tipos de emprego e faz com que as pessoas passem para novos papéis em uma economia mais produtiva, na qual as pessoas são, em média, consideravelmente mais ricas e vivem mais tempo”.

A possibilidade de expandir o potencial criativo de trabalhadoras(es) é bem interessante, mas pode abalar algumas opiniões.

Várias matérias disponíveis na internet abordam sobre a substituição da mão de obra humana. Bom, isso pode ser verdade, mas não em todas as áreas de atuação.


Você e sua empresa precisam considerar o seguinte:

Os algoritmos inteligentes que realizam a análise e a identificação de problemas, possíveis soluções, que criam sistemas de recomendação e atendimento a/ao cliente, que revolucionaram o sistema de produção agrícola com a automatização, assim como fizeram nas linhas de produção industriais, e enfim, uma tecnologia cognitiva que de fato reduz o trabalho humano não só pode, como também aumenta a produtividade dos setores da economia e é sua aliada se for utilizada da maneira correta.

De acordo com Jessica Love, editora no Kellog Insight, a IA pode aumentar a importância dos seres humanos em áreas menos produtivas:


"Isso significa que, à medida que a automação assuma mais tarefas, as tarefas não automatizadas restantes aumentarão em importância e os humanos serão melhor remunerados para realizá-las. E neste cenário de “crescimento explosivo”, a economia se expandirá tão rapidamente que essas tarefas pagarão muito bem". (LOVE, Jessica, 2023)


MAS AFINAL, de que ferramentas de Inteligência Artificial estou falando?

OU MELHOR, como elas podem te ajudar a impulsionar seu negócio nas redes sociais?

Comunicação digital


É verdade que as redes sociais têm pontos positivos e negativos, mas, assim como a Inteligência Artificial, tudo depende de como você irá utilizá-la e para que.


Vale mencionar que, em 2022, o número de usuárias e usuários de redes sociais no mundo se aproximou de 5 bilhões. Por isso, utilizá-las estrategicamente para popularizar sua marca e torná-la mais acessível para seu público-alvo com certeza é uma vantagem.

Sabemos que a informação e a otimização de experiências, que permitem um maior contato virtual entre sua/seu cliente em potencial e sua marca, podem engajar seu desempenho no mercado, mas fazer isso nas redes que mais possuem usuários, como Facebook, YouTube e Instagram.


Cada rede possui mecanismos de seleção que ajudam sua propaganda, olha só:

  • Monitoramento de dados, preferências, comportamentos e palavras ou tags digitadas;

  • Definição de uma persona com base no seu perfil e no perfil consumidor

  • Redirecionamento de conteúdo para um grupo específico de pessoas, de acordo com interesse delas, por dos links, por exemplo;

  • Interatividade em comentários, chats e enquetes;

  • Reconhecimento facial e associação com seguidoras e seguidores em comum entre o perfil de sua marca e o de seu público.

Todos eles são importantes para o aumento de sua rentabilidade e lucratividade, pois sua boa performance nas redes sociais possibilita mais alcance e visibilidade.


Algumas ferramentas de marketing digital para sua marca



CTA - “Call to Action”

É tipo “chamar para a ação”, ou seja, aproximar clientes da decisão por meio de um conteúdo textual ou visual atrativo e estratégico, que as/os leve a inscrever seus e-mails para receber novidades ou a deixar sua opinião sobre o que viu numa avaliação gratuita.

É mais do que links e botões coloridos com verbos que induzem a tomar alguma atitude, é a preocupação em acompanhar esse processo durante toda a campanha.




E-mail Marketing

Bom, sua publicidade também precisa circular nos meios de comunicação eletrônicos, certo?

E utilizar o e-mail como uma ferramenta para alcançar mais pessoas é fundamental.


É importante haver o consentimento da usuária ou do usuário da internet para que você obtenha a inscrição e crie, a partir daí, um vínculo digital que permite que você envie e receba mensagens diretamente e faça sua marca ser lembrada.


Ele pode ser comercial, informativo ou exclusivo para uma lista de contatos específica. De qualquer forma, sua tendência é de expansão!


Veja agora algumas ferramentas de marketing digital disponíveis no Instagram, no Facebook e no YouTube que irão impulsionar seu tráfego!


Foto ilustrativa com as ferramentas de anúncios

Ferramentas de anúncio do Instagram

  • Feed de Notícias

É um veículo de transmissão de anúncios pagos, por exemplo. Essa página permite que seus produtos ou serviços sejam distribuídos durante a rolagem dos conteúdos e a navegação de usuárias e usuários.

  • Instagram shopping

Um recurso de compra online que permite efetuá-la sem sair da página do Instagram. Coleções, etiquetas de preço, detalhes e lançamento de produtos estão a um clique de distância.

Os anúncios têm se tornado cada vez mais frequentes no feed de notícias e proporcionar a praticidade de visualizá-los ali mesmo, sem precisar acessar um novo link, é muito funcional.

  • Instagram Ads

Um meio para integrar seus anúncios feitos no feed, no Reels ou Stories, assim como estilos de publicação (carrossel e/ou mosaico). Eles serão organizados numa sequência de fotos e vídeos, de acordo com a ordem que você estabelece; podem direcionar para uma landing page, por exemplo, uma página onde se inscrever e fornecer informações importantes para a avaliação do público e filtro de ações, ou seja, melhor definição dos próximos anúncios visando uma maior proximidade com clientes em potencial.

  • Carrossel e/ou Mosaico para seu organizar seu feed

São formatos de postagem interessantes se sua marca deseja padronizar a visualização de conteúdo, por exemplo, e dar mais detalhes sobre algum produto ou serviço por meio das imagens.

Como você provavelmente percebeu, é possível combinar mais de dois tipos de anúncio em um único, unindo as categorias de publicação e seus estilos.

Ferramentas de anúncio do Facebook

  • O Gerenciador de Anúncios dessa rede social te permite rastrear o desempenho da página criada e acompanhar o acesso do público, após entrarem em contato com as informações disponibilizadas e o orçamento, caso você opte por divulgá-lo também.

Além disso, usando o aplicativo é possível editar qualquer anúncio, criar novos e ser notificado sobre a atividade.

  • Facebook for creators

"Capacitação de criadores de conteúdo de vídeo para desenvolver uma comunidade e sua empresa" (META).


Ela inclui o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades criativas para criadoras e criadores de conteúdo em vídeo, além da participação em comunidades que ampliam o repertório e respondem dúvidas na troca de informações.

São recursos que podem fortalecer a comunicação de sua marca, engajando conteúdos e mantendo uma boa reputação com o público alvo, pois facilitam o gerenciamento de sua conta e o acompanhamento de como ela está se saindo.

  • Facebook Creator Studio (Estúdio de Criação)

Estamos falando de uma ferramenta de gerenciamento que dinamiza seu processo de organização e agendamento de publicações, além de realizar análises estatísticas interativas.

Ela também permite a interconectividade em mais de uma página, isso porque na Página Inicial é possível ter acesso a todas as outras.


Suas guias são várias e, junto com elas, controles específicos e personalizados. Quero te dar alguns exemplos, olha só:


  • Biblioteca: aqui, é possível verificar o status de suas publicações, se estão ativas, em rascunho ou expiradas


  • Caixa de entrada: suas interações, como comentários e mensagens, ficam registradas nesse campo, incluindo as recebidas pelo Messenger, por DMs ou vindas do Instagram


  • Criar publicação e Ferramentas de criação: aba que possibilita o carregamento de fotos e vídeos ou transmissão ao vivo, que podem ser ajustados a certos formatos, configurações e testes


  • Informações (insights): dados sobre o consumo do conteúdo que você divulga


  • Monetização: se você está anunciando e administrando seus investimentos e retornos, pode facilitar mais esse acompanhamento ao solicitar estes serviços de contagem


*Saiba que é necessário ter uma conta comercial ou de criador(a) de conteúdo para fazer uso desses recursos.

Ferramentas de anúncio do YouTube

  • YouTube Ads

Outro serviço de mídia para seus anúncios, mas dessa vez em uma plataforma diferente.

Você provavelmente convive com aqueles vídeos que aparecem antes do que você realmente escolheu assistir, certo?


Agora imagine sua marca ali, sendo vista por 6, 15 segundos ou até 1 minuto, em mais de um bilhão de horas de conteúdo consumido todos os dias?


O resultado pode ser muito positivo, levando determinado público a acessar o link disponibilizado durante o anúncio no mesmo instante e influenciar o aumento de suas vendas!


Alguns formatos para você testar que se diferenciam pela duração e pelo objetivo de direcionamento do link:


  • Bumper: anúncios rápidos, que duram segundos, podendo aparecer no início ou no meio do vídeo;

  • In-stream: de 20 a 30 segundos em média;

  • Video discovery ads: seu objetivo não é ser mais curto ou longo, e sim levar quem está assistindo a outro conteúdo. É uma recomendação com base no tipo de vídeo visto.

Além desses, sua marca também pode conhecer o Masthead e o Video Action, formatos mais específicos.

  • YouTube Shorts

É uma forma de compartilhamento objetiva, que transforma vídeos longos em versões mais resumidas, com objetividade e palavras certas.

Seus recursos são úteis para campanhas de conversão, ou seja, transformar clientes em potencial em consumidoras(es), campanhas para aplicativos e até para expor produtos numa sequência organizada, como numa vitrine virtual.

  • Anúncios Out Stream

O que acha de anunciar por meio do YouTube, mas fora dele?


Que?

Exatamente rsrs. Os anúncios de “fluxo externo” irão para outros sites e aplicativos em forma de banners, imagens ou trailers, aparecendo no feed das redes sociais por exemplo.


Tudo que expliquei neste conteúdo interfere na Experiência da(o) Usuária(o), tanto de você quanto de seu público-alvo.


É válido pensar que ambas as partes querem se beneficiar nesse processo, tanto quem produz quanto quem consome conteúdo. Por isso, encontrar uma forma de crescimento para seus negócios e de satisfação de internautas é muito importante e tem grande valor nos relacionamentos.


O marketing digital, sendo um mecanismo que vem antes da publicidade e estuda as estratégias de performance para entrar em ação, deve ter um valor tanto corporativo e interno quanto humanizado e externo. Assim, preocupar-se com como as pessoas recebem o que você publica e quais ferramentas podem tornar esse compartilhamento mais interativo e acessível é o que faz toda a diferença na preferência e boa avaliação.


Cuide de seu marketing digital. Pense, planeje, crie e anuncie com a Ávido!




Fontes:




















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