“o racismo é velado e vivemos numa sociedade hierarquizada com base em privilégios"
![](https://static.wixstatic.com/media/dac36431e7984c7e861a31343c9821f1.jpg/v1/fill/w_980,h_671,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/dac36431e7984c7e861a31343c9821f1.jpg)
Créditos: Banco de imagens Wixsite
O privilégio está relacionado com as características específicas e individuais de cada indivíduo, podemos identificar que em sociedade todos possuem algum tipo de vantagem em algum aspecto da vida. Algumas delas como: habilidades, situação financeira, escolaridade, cor da pele e orientação sexual.
A sociedade em que vivemos é estrutura por sistemas culturais e financeiros que fortalecem a premissa da sociedade dos privilegiados, oferecendo recursos para determinados grupos as custas de outros, tornando os primeiros mencionados detentores dos maiores recursos.
Para ficar um pouco mais clara essas diferenças o Portal de Notícias Geledes realizou um teste contendo perguntas precisas que colocam as pessoas que realizaram em cheque sobre os seus privilégios.
O preconceito já está instalado em você, sim, é muito complicado aceitar isso, mas não se preocupe isso tem cura!
Vamos antes entender o que é viés inconsciente, trata-se de um conjunto de estereótipos sociais, muitas vezes sutis e até acidentais que a maioria das pessoas nutrem sobre grupos diferentes.
Responda a seguinte pergunta: Quantas vezes, você já teve que se preocupar, por estar parado por alguns minutos de frente a uma agência Bancária e de repente surgi uma carro com policiais ordenando. “Mãos para o alto!” se a resposta for nunca, ou uma vez apenas saiba que você é um privilegiado.
Agora a pergunta que não quer deixar calar é, desde quando existe essa sensação de desconforto ao estar ao lado de uma pessoa negra?
Essa pergunta a Revista Galileu responde com maestria propondo que no Brasil, esse apontamento permeia níveis mais densos por duas razões: “o racismo é velado e vivemos numa sociedade hierarquizada com base em privilégios”.
Dessa forma o racismo é sustentado por estruturas de privilégios no qual o homem branco está no topo da cadeia, exercendo o seu poder e soberania para os que estão abaixo da pirâmide - mulheres brancas, homens negros e mulheres negras - criando obstáculos, e inserindo barreiras reais e psicológicas promovendo a exclusão de quem está nas partes mais baixas da hierarquia.
O que precisa ser mudado com urgência!
Por qual motivo, esse assunto ainda continua tão vivo na nossa sociedade atual, a resposta é a herança da escravidão, que continua transformando e modificando como a sociedade se organiza, criando um racismo que está fundido com uma hierarquia que é dividida desde do nascimento, como se dependendo da cor do indivíduo sua vida já estivesse decidida, evidenciando que não existem mobilidade efetiva entre os grupos e dando razões suficientes para acreditarmos que vivemos em uma sociedade estruturada no ódio ao diferente.
Fontes:
https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/10/voce-e-racista-so-nao-sabe-disso-ainda.html
Comments