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Qual é a sua missão para com clientes?

Foto do escritor: Equipe ÁvidoEquipe Ávido

Você está ingressando agora no marketing e tomando consciência da quantidade de marcas no mercado e das várias estratégias de venda, ou já está há anos aumentando seu público-alvo, atingindo patamares cada vez mais altos de inscrições, cliques, conversões e outros objetivos no mundo da publicidade.


Em qualquer uma dessas situações, você pode preferir estratégias que visem seu impulsionamento e repercussão nas mídias sociais, o que em si é ótimo! Mas nesse conteúdo quero chamar sua atenção para um detalhe importante:


  • se sua preocupação com leads é resultadista e se distancia dos princípios que serviriam como uma base concreta para um alto e constante desempenho, ou seja, se você deixou para trás ou pulou a etapa estrutural do seu marketing de relacionamento com clientes, então, talvez enfrente dificuldades na criação de conteúdo e na tentativa de proporcionar a melhor experiência.


Quer entender sobre essa “estrutura” e o que isso tem a ver com sua missão para com clientes?


Acompanhe a leitura!


Como você organiza seus objetivos?


Você prefere criar planilhas para registrar entradas e saídas, os investimentos ao longo de um período e criar gráficos para visualizar melhor seu desempenho - partir disso, obtém as métricas de que precisa para mensurar os próximos passos; é a pessoa dos rascunhos, que anota tudo em lápis e depois transfere as informações para o meio digital ou para outro caderno; gosta dos mapas mentais e dos links para acessar subpáginas em ferramentas de gerenciamento; ou você deixa tudo nas mãos de uma agência e prefere facilitar seu trabalho?


Existem muitas opções para delinear os próximos passos, mas tudo começa com a definição de Quem é sua marca, ou melhor, quem está por trás do conteúdo produzido, quais valores pessoais e profissionais serão refletidos na sua comunicação. Essa é uma parte fundamental para prever e buscar a natureza de sua marca, o que a diferencia de qualquer outra e torna sua história e identidade únicas para transformar a percepção de seu público-alvo.


Agora precisamos entender como essa projeção tem a ver com as entregas e a satisfação de clientes. Sua motivação para atuar no mercado precisa de objetivos relacionais e participativos. É assim que conseguimos definir a sua missão social.


Acontece que quando você entende a Razão de Ser, entende também o que é ser uma marca para as pessoas. Você se projeta para e por elas. É o que chamamos de persona e, se você está vendo essa palavra pela primeira vez, já deixo aqui uma recomendação fantástica de leitura para entender melhor o que ela significa.


Você pode projetar e humanizar sua marca pensando em como ela impacta quem está online. Pensar em como estão percebendo suas publicações irá impulsionar seu alcance e conteúdo consumido. Assim começa o marketing de relacionamento e tem início sua missão para com clientes.


Mas vamos supor que mesmo depois de você reunir suas ideias, planejar e montar suas publicações, esteja com dificuldade para definir o que deseja entregar, qual é seu diferencial e quais são as maiores qualidades de seu produto ou serviço.

Logo abaixo tenho algumas sugestões que podem servir como inspiração nas próximas etapas do seu marketing.


Como fazer diferente?


Desenvolver o gosto pelo aprendizado e a escuta ativa


Precisamos ser ouvidos!

Claro que a abertura para ideias é mútua e você precisa entender o que clientes querem, seja no geral ou individualmente. Por isso as reuniões e o alinhamento. Mas o debate, quando sua posição é profissional e detém o conhecimento necessário para chegar nos resultados pretendidos, precisa acontecer!

 

Nossa equipe, como agência, e você, como marca, trabalhamos juntos para criar um espaço de trocas mútuas e lidar de forma justa e cordial com as demandas.


Trabalhar em críticas


Você visa aprender com seu público e fazer um período de testes, entendendo o funcionamento das avaliações, curtidas, do compartilhamento e das pessoas que irão seguir seu perfil.

Deseja acompanhar as interações, entender como se conectam e como sua marca pode ingressar nesse meio e participar ativamente dos conteúdos mais consumidos dentro de seu segmento, obtendo referências que inspiram.


É isso que pretende com o marketing digital?

 

Para isso, a janela das opiniões precisa ficar aberta rsrs. Os comentários na publicação, as avaliações no Google ou no seu site são demonstrativos fundamentais das impressões que estamos provocando.


Despertar a paixão pelo processo

O resultado é a união de todas as etapas em uma coisa só. Longe de ser pronto e acabado, já que estamos constantemente mudando e aprimorando nosso trabalho, ele é o reflexo de cada decisão bem calculada, ações estratégicas e discussões. Essa é a verdadeira beleza do negócio: ver nossos esforços valendo a pena e nos levar pelo caminho certo.

Consegue transmitir isso para seus/suas clientes?


Trabalhar para criar vínculos e parcerias

A criação de conteúdo não é somente um ganha-ganha.

Sim, as duas partes ganham, mas considerar apenas o fim é ignorar o princípio, a filosofia do trabalho, Quem sua marca é, como disse no início do texto. 

Você melhora seus relacionamentos quando determina com precisão o próximo passo, porque conhece sua potência e seu alcance


Você tem responsabilidades nas redes sociais: cooperar e compartilhar recursos para ter retornos positivos!

                          

Ferramentas para acompanhar e melhorar a experiência de clientes


Bom, agora irei compartilhar três recursos com vocês, meios disponíveis para entender se a satisfação foi obtida ou como ela ainda pode ser.

Se já se interessou pelo assunto e está considerando aderir às estratégias de marketing digital, entre em contato comigo pela aba “Vamos conversar!” na parte inferior da tela. Lá você pode deixar sua mensagem e logo vou responder.


  • NPS (Net Promoter Score)

Um sistema fácil de ser implementado e utilizado por empresas de vários portes. Permite o acompanhamento em tempo real das avaliações nas redes sociais e é bem flexível para alguns objetivos, por exemplo: comparar sua avaliação com a de outras empresas no mesmo setor e estudar a probabilidade de indicação.


Ele individualiza as interações e as registram a tempo de medir a relevância de insights recentes.

Afinal, o maior indicativo da qualidade de sua entrega é a própria indicação de cliente para cliente. Isso demonstra que confiam no que você faz ao ponto de desejarem ver outras pessoas recebendo a mesma qualidade.

Nessa plataforma, as notas são de 0 a 10 e medem a chance de sua marca ser recomendada. Clientes fiéis, que se mantêm à disposição para participar e sugerir, ou passivos, que não recomendam mesmo acompanhando seus lançamentos, ou clientes que não receberam a ajuda de que precisavam e avaliam mal sua marca são as categorias exploradas no Net Promoter Score.


  • CES (Customer Effort Score)

Por quantas etapas clientes precisam passar para adquirir seu produto ou serviço?

Esse “caminho” percorrido é o CES que pode avaliar, uma métrica relativa ao esforço de aquisição ou à dificuldade/facilidade para entrar em contato com a pessoa que cuida do atendimento e das respostas.

“muito fácil” ou “muito difícil” e “discordo totalmente” ou “concordo totalmente” representam algumas das classificações nessa métrica e irão determinar, junto com outros fatores, a compra efetiva, considerando que quanto mais prática, mais certa é.


  • CSAT (Customer Satisfaction Score)

Essa ferramenta pode ser traduzida como “Índice de Satisfação do Cliente” e, como o nome sugere, ela mede o quanto sua marca atendeu as necessidades para identificar possíveis insatisfações e, consequentemente, alternativas para que isso não aconteça de novo.


A diferença entre o CSAT e o NPS é que o primeiro cuida especificamente de dados e informações sobre a experiência de clientes, enquanto o segundo mede a fidelidade resultante disso. O NPS mede o quanto o envolvimento e a satisfação com a marca promovem seu crescimento no mercado.


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Bom, já estamos no fim de janeiro, mas sempre é tempo de organizar suas redes sociais e entender quantas pessoas seu conteúdo está atingindo, como sua marca está colaborando com um cenário mais funcional e acessível, em um todo conectado.

Nós, da Ávido, queremos muito ser sua oportunidade de entrar nessa dinâmica para tornar-se mais do que um negócio online: queremos que sua empresa seja a oportunidade perfeita no mercado e que cada estratégia beneficie o maior número de pessoas. Essa é a nossa missão!


Aqui no blogue existem outros temas que você pode conhecer.

Aprenda sobre o engajamento nas mídias sociais, tudo que o estabelecimento de princípios organizacionais e a definição de ações online fazem por seu negócio.


A Ávido está nas mídias!

Clicando nos ícones aqui embaixo, você pode conhecer cada um dos meus perfis e me seguir para acompanhar as novidades.


Fiquem bem e bebam água. Até a próxima S2!


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